segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Relatório do Plano de Aula


Relatório
Transformando lixo em arte – Confecção de carteiras utilizando caixas de leite

  Para a realização do nosso Plano de Aula, foi necessário primeiramente arrecadarmos o material principal a ser utilizado,ou seja, a caixa de leite. O que ocorreu através de um a gincana realizada na escola, onde os alunos deveriam trazer matérias recicláveis como parte de suas tarefas a serem cumpridas. Dessa forma, conseguimos as caixas de leite utilizadas para a confecção das carteiras.
     Nosso objetivo principal através dessa atividade, foi conscientizar os alunos a cerca da necessidade de se reutilizar aquilo que poderia ser descartado, transformando o lixo em arte.
Para a confecção das carteiras utilizamos três aulas, sendo cada uma de 45 minutos.

   Na primeira aula foi feita a coleta e separação dos materiais arrecadados pelos alunos. Também iniciamos o processo de higienização das caixas de leite, assim como cortar a caixa para deixá-la na medida indicada. Foi um processo tranquilo, encontramos somente certo desconforto na higienização das caixas, devido ao mau cheiro de alguma delas, pois não foram lavadas antes.

    Na segunda aula os alunos foram levados para o laboratório de informática, para pesquisarem como é o processo de confecção da carteira utilizando a caixa de leite, tendo assim, acesso a vídeos e também ao passo a passo. No mesmo dia iniciamos o nosso trabalho, não foi encontrada nenhuma dificuldade, os alunos demonstraram interesse, ficando ansiosos para ver o resultado final do trabalho.

   Na terceira aula demos continuidade a confecção das carteiras, trabalhando nos detalhes finais das mesmas. Alguns alunos tiveram uma leve dificuldade em colar o viés em toda a borda. Mas, como na etapa anterior, a maioria dos alunos não tiveram dificuldades na execução. Após o término do trabalho, as carteiras foram expostas na sala de aula para que todos pudessem conhecer o trabalhar desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário